09 Set, 2020

Namoro saudável – Feliz depois do sim!

Em nossa cultura ocidental, o casamento em geral é precedido por um período de namoro. E o namoro é o período do compromisso de se conhecerem melhor passando tempo juntos. Com o tempo nessa convivência pode surgir o interesse do casamento. Aqui vamos destacar o namoro saudável, como falamos no post anterior, dessa série “Depois do sim”, que traríamos um exercício para te ajudar a analisar seu relacionamento, especialmente na fase do namoro para um Depois do Sim feliz.

Continuamos com o livro “O que não me contaram sobre o casamento, mas que você precisa saber” onde o autor – Gary Chapman destaca características de um namoro saudável e como cultivá-lo.

O foco de um namoro sério é conhecer um ao outro. Nossa psique tem uma combinação complexa de ambiente e hereditariedade. O que você vai conhecer no interior não é necessariamente o que verá por fora. Esse processo de descoberta exige um alto nível de honestidade por parte dos dois. No início do namoro a tendência é colocar o melhor para fora, um esforço para causar uma boa impressão. Mas isso não leva a um namoro saudável.

Todo indivíduo tem uma história única. Essa história o trouxe para onde está hoje. Para conhecer um ao outro devem estar dispostos a compartilhar suas histórias, tanto os fracassos como os sucessos. Namoros saudáveis são construídos sobre a verdade.

Segundo Gary, um namoro saudável também será uma relação equilibrada. Em um esforço para identificar os vários aspectos de nossa humanidade: intelectual, emocional, social, espiritual e físico. É útil concentrar-se nesses cinco itens, que são interligados, no período do namoro.

Se você está em um relacionamento sério, te motivamos a usar os exercícios a seguir para estimular seus propósitos de desenvolver um namoro saudável. (Exercícios extraídos do livro – O que não me contaram sobre casamento, mas que você precisa saber):

Exercícios:

  1. Uma vez que conhecer um ao outro é um dos propósitos iniciais de um namoro sério, use as seguintes questões para estimular a conversa:
  • Que realizações pessoais já compartilhamos um com o outro?
  • Que falhas pessoais revelamos e o que falta ser compartilhado?
  • Em que nível compartilhamos nossa história sexual um com o outro?
  • O que sabemos sobre a história financeira um do outro?

2. Uma vez que a família estendida de vocês exerce grande influência sobre cada um, use as seguintes questões para ajudá-los a desenvolver a compreensão quanto a esses relacionamentos:

  • Como você descreveria a relação conjugal de seus pais?
  • De seu ponto de vista, qual era a principal filosofia de seus pais quanto à criação dos filhos? De que maneira você concorda ou não com a abordagem deles?
  • Que tipo de relacionamento você tem atualmente com seu pai?
  • Qual a natureza de seu relacionamento com sua mãe?
  • Se e quando você se casar, de que maneira gostaria que seu casamento fosse diferente do que seu pais?

3. Uma vez que as realizações educacionais e profissionais constituem grande parte da vida, use as seguintes questões para explorar esse aspecto.

  • Quais são seus objetivos educacionais para os próximos cinco anos?
  • A partir do que sabe sobre seus interesses, que objetivos profissionais você tem no momento?
  • Seu namoro tem sido um fator positivo ou negativo para atingir esses objetivos? De que maneira?
  • Em que nível você sente que seu parceiro aceita e aprecia seus objetivos?

4. Uma vez que um relacionamento saudável é um relacionamento equilibrado, use as seguintes questões para identificar as áreas que podem exigir um desenvolvimento maior: (continue o exercício)

Intelectual

1.Vocês dedicaram um tempo a comparar suas notas na faculdade ou no ensino médio

2. Vocês já leram um artigo numa revista ou na internet e discutiram suas percepções quanto à validade desse artigo?

3. A que programas de televisão costumam assistir? Com que frequência discutem suas reações aos programas a que assistem?

4. Quando compartilha sua opinião sobre questões políticas, como seu parceiro costuma reagir?

5. Quando vocês têm desentendimentos, em que nível você se sente livre para expor seu ponto de vista? Como você costuma reagir quando seu parceiro expõe o ponto de vista dele?

6. Você aprendeu a discordar sem ser desagradável?

Emocional

1.Que emoções você sentiu ao longo do dia de hoje? O que estimulou essas emoções?

2.Com que frequência, e em que nível, vocês compartilham suas emoções?

3.Quando você compartilha suas emoções, como a outra pessoa costuma responder? Que melhorias você gostaria de ver nesse aspecto de seu relacionamento?

Social

1. A que eventos sociais vocês dois foram em meses anteriores? Exponham um para outro o nível de apreciação ou frustração quanto a esses eventos.

2.A que evento esportivo você mais gosta de ir ou assistir na televisão?

3.Você tem interesse em ir a eventos musicais? Vocês discutiram como esse interesse afeta seu relacionamento?

4.Vocês já discutiram o conteúdo de filmes depois que assistiram juntos?

5.Quando você vai a eventos sociais que envolvem conversar com outras pessoas, o que mais o incomoda quanto ao comportamento do seu parceiro?

6.Que melhorias você gostaria de ver nesse aspecto de seu relacionamento?

Espiritual

1.Vocês dois discutiram a formação espiritual de cada um?

2.Se cresceu em um lar religioso, você abraçou a fé de sua infância? Ou a rejeitou? Ou ainda está tentando decidir? Qual a sua visão de Deus?

3.Se vocês tiverem filhos, os criarão em uma fé específica?

4.Que mudanças você gostaria de ver nessa parte de seu relacionamento?

Físico

1.Que tipos de toques afirmativos comunicam amor para vocês?

2.Vocês discutiram entre si quais os toques consideram inapropriados?

3.Até que ponto você se sentiu pressionado a aceitar toques que considera inapropriados?

4.Que mudanças você gostaria de ver nesse aspecto de seu relacionamento?

Para entender um pouco mais sobre cada aspecto analisado no exercício, o autor descreve como cada um funciona. Confere:

De acordo com Gary, equilibrar os aspectos emocional, intelectual, físico, social e espiritual da vida é uma das características do namoro saudável.

O emocional tem a ver com nossas respostas espontâneas a eventos com que deparamos na vida. Os nossos sentimentos simplesmente afloram como parte da vida, não são algo que escolhemos. Aprender a compartilhar essas emoções, compreender de onde estão vindo e escolher uma reação positiva a nossos sentimentos são uma parte importante.

O intelectual tem a ver com nossos pensamentos, desejos e percepções da vida. Geralmente falamos de compatibilidade intelectual. Se suas ideias entram em choque, como processar as diferenças? Aprender como concordar e não ser desagradável é uma das evidências da compatibilidade intelectual.

O aspecto físico é uma parte mais visível, com frequência foi a parte física que deu início ao relacionamento. O toque físico reiterado é parte de quase todo namoro. O que é importante em uma relação saudável é que os limites do outro sejam respeitados.

Somos criaturas sociais, buscamos compartilhar a vida com os outros. A natureza humana deseja viver em comunidade, porém há uma variação de como e onde conviver. Para o relacionamento é importante identificar os interesses sociais em comum e de cada um.

E por último o aspecto espiritual da vida. Entender quais são os conceitos de realidade espiritual de vocês. Como as crenças espirituais geralmente afetam o resto da vida, esse aspecto é muito importante.

Esperamos que aproveitem o tempo para se conhecerem, comunicarem e fortalecerem o relacionamento para viverem felizes depois do sim!

Até o próximo…

Elisa

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário