10 Abr, 2020

CORAÇÃO DE NOIVA – Quando adiar é imperativo…

Em todos esses momentos nos questionávamos se seria possível o casamento acontecer, mas sempre tínhamos a convicção de que tudo daria certo e iríamos manter o planejado.


Conheci a Ju no órgão em que trabalhávamos juntas. Quando nos aproximamos, vi que estava diante de uma dessas oportunidades únicas, sabe? Parecíamos muito uma com a outra e logo nos identificamos. Quando descobrimos que havíamos feito o mesmo curso na mesma universidade, aí então, estávamos mais que unidas: profissionalmente, pessoalmente e academicamente… tínhamos muito em comum.

Outra coisa que nos uniu muito foi o fato de que ela, como eu, namorava à distância. Eu tinha acabado de me casar, mas ela ainda estava nessa luta de conviver com a saudade e as imensas conversas telefônicas (Lembra Ju?).

Quando ela ficou noiva, meu coração estava com a minha amiga e sonhamos muito juntas enquanto ela planejava o grande dia. Foi uma honra para mim dividir essas etapas e um privilégio poder ter desenhado os convites e a papelaria dela. Sofri junto quando ela teve que adiar o casamento… Mas deixemos que a Ju fale por ela, né? Afinal, a garota escreve que é uma beleza!


COM A PALAVRA, A NOIVA:

Me chamo Juliana, sou casada com o Rafael há 4 anos. Nos casamos no dia 20 de fevereiro de 2016. Mas essa não era a nossa data oficial de casamento. Ficamos noivos em 15 de junho de 2014 e organizei meu casamento todo com antecedência. Para nós era muito importante casar entre dezembro e janeiro, pois o Rafa é atleta e esse era o período de férias entre as temporadas do esporte dele e de grande parte dos nossos padrinhos e convidados. Fazíamos questão que a data tivesse um significado para nós, por isso escolhemos o dia 19 de dezembro de 2015. O nosso primeiro beijo aconteceu em um dia 19, além de ser o número que o Rafa usava para jogar.

Organizei todo o casamento com antecedência, mas um episódio inesperado nos pegou de surpresa. Em outubro de 2015, o Rafa sofreu uma grave lesão em um jogo, rompendo os ligamentos do joelho. Com isso, nossa vida virou de cabeça pra baixo, ele ficou afastado dos jogos, apenas tratando e esperando uma cirurgia. Ele foi operado no meio do mês em novembro, faltando um mês para o casamento. Cerca de 10 dias após sua cirurgia eu tive apendicite, já no início do mês de dezembro, faltando 20 dias para o casamento.

Em todos esses momentos nos questionávamos se seria possível o casamento acontecer, mas sempre tínhamos a convicção de que tudo daria certo e iríamos manter o planejado.

Entretanto, 10 dias após a minha cirurgia, por volta do dia 09/12/15, o Rafa começou a ter febre, muita dor e o joelho estava inchando muito. Nesse dia, eu tinha consulta para retirar os pontos da minha cirurgia, estávamos ainda em São Paulo e ele foi ser avaliado pelo cirurgião dele. Quando liguei para dizer que estava liberada para viajar para o casamento, ele me deu a notícia de que estava sendo internado para tratamento de uma infecção no joelho. Já internado, teve que passar por uma outra cirurgia para limpeza interna do joelho e uma semana antes da data do casamento, o médico nos confirmou que se tratava de uma infecção hospitalar, que ele adquiriu na primeira cirurgia e precisaria ficar pelo menos 7 dias internado, pois caso não fosse combatida, o joelho e a vida dele estariam em risco.


Com isso, em meio a toda essa turbulência, tivemos que adiar o casamento que vinha sendo preparado há 1 ano e meio, faltando apenas uma semana para o grande dia. Os convites já haviam sido entregues, todos os contratos com fornecedores estavam quitados, assim tivemos que avisar todos os convidados e cancelar com todos os fornecedores. Contamos com a ajuda das nossas mães para avisar a todos do ocorrido, entramos em contato com os convidados por uma lista de transmissão do whatsapp, em que avisávamos do adiamento ainda sem uma nova data.

Em relação aos fornecedores, eu mesma fiz questão de ligar para cada um, começando pelos contratos mais altos, depois contei também com a ajuda do meu cerimonial para isso. Minha primeira escolha foi ligar para o buffet, a fim de que não fizessem as compras, devido a proximidade da data, e para a casa de festas.

Naquele momento, eu não pensava em mais nada, adiei com grande sofrimento, muito choro, mas minha única preocupação era com a vida do meu noivo.

O Rafa ficou internado por 10 dias, saiu do hospital no dia em que nos casaríamos, com um cateter, por meio do qual ficou tomando um antibiótico na veia por mais 43 dias, sem poder sair de São Paulo.

Todos os fornecedores foram bastante compreensivos. Mas achávamos que a dificuldade seria em conseguir uma nova data com todos eles, pensávamos que precisaríamos nos casar em um dia de semana, mas as datas foram surgindo e conseguimos remarcar para o dia 20/02/16, um sábado, dois meses depois da data inicial. Tivemos a preocupação de remarcar logo, tendo em vista que tudo já estava pago.

Graças a Deus conseguimos remarcar com TODOS os fornecedores, sem a cobrança de multas ou ajuste de valores. A única alteração que precisou ser feita foi a Igreja, inicialmente nos casaríamos na Paróquia Nossa Senhora do Lago, mas ela ia entrar em reforma e precisamos então procurar outro local. O mais engraçado é que quando começamos a procurar o local do casamento, nosso sonho inicial era casar na Catedral, pois gostávamos muito do local e somos devotos de Nossa Senhora Aparecida, mas para a data de dezembro não tinha mais disponibilidade de horário, motivo pelo qual fomos atrás de uma segunda opção.

Até no nosso ensaio de casal, fizemos questão de fotografar na Catedral, por gostar muito de lá. Quando o casamento foi remarcado, meus pais foram à igreja que nos casaríamos e me avisaram que não estavam agendando casamentos pois entrariam em reforma.

Minha iniciativa para a remarcação foi primeiro verificar com a casa de festas e o buffet as novas datas disponíveis, para depois ir ajustando os demais fornecedores. Com as datas da casa de festas e do buffet em mãos, pedi então a minha mãe que procurasse outras Igrejas com disponibilidade para essas datas. Coincidentemente (na verdade acredito na providência divina) tanto a casa de festas como o buffet tinham a data  do dia 20/02/16 disponível. Foi então que minha mãe me ligou e disse que a Catedral, a igreja dos nossos sonhos, também tinha a data disponível, mal pudemos acreditar, para nós foi uma confirmação de que aquela era a nossa data, não a escolhida por nós, mas a que Deus escolheu.

Para nossa surpresa, ao entrar em contato com os demais fornecedores, todos tinham a data disponível, e a única mudança necessária foi a decoração da Igreja, pois já havia um outro casamento marcado na Catedral com decoração fechada (eram 2 casamentos por noite que deveriam compartilhar a mesma decoração). Na Igreja que me casaria inicialmente, também compartilharia a decoração com outra noiva, que foi extremamente compreensiva e não permitiu que eu ficasse no prejuízo. Como ela utilizaria a Igreja da mesma forma, arcou com o custo total da decoração e eu negociei com a empresa de manter apenas o meu buquet com eles.


“O que podemos compartilhar da nossa experiência é que Deus cuida de todas as coisas sabe delas melhor do que nós. Nosso casamento foi ainda mais especial, com detalhes importantes que não teriam acontecido na data inicial.


Se você está pensando em como será o seu casamento, porque teve de adiar, olha essas dicas:

O que podemos compartilhar da nossa experiência é que Deus cuida de todas as coisas sabe delas melhor do que nós. Nosso casamento foi ainda mais especial, com detalhes importantes que não teriam acontecido na data inicial. Desde a Igreja dos sonhos; a móveis novos que a casa de festas recebeu e eram ainda mais a minha cara; passando por uma mudança da decoradora da casa de festas, que estava sendo substituída, e me identifiquei muito mais com a nova, que fez tudo ser um sonho; até uma benção do Papa que recebemos e não teria chegado em tempo da primeira data.

Confiem que o casamento de vocês será ainda mais especial! Tomamos apenas a precaução de deixar documentado por email a situação de adiamento e a concordância de cada fornecedor. Para nós foi infinitamente melhor adiar e remarcar com os fornecedores do que cancelar, não tivemos quase nenhum gasto com o adiamento.

Optamos por não refazer os convites impressos, como todos já estavam distribuídos, seria um gasto em dobro. Assim, fizemos um convite virtual com a nova data e enviamos aos convidados.


Esperamos, sinceramente, que esse depoimento tenha te dado esperança… Ninguém sabe o que o futuro reserva, não é verdade? Então vamos confiar que será lindo, melhor ainda, será maravilhoso.

Ficou querendo saber como foi o casamento da Juliana e do Rafael? Só esperar o próximo post! A gente ainda tem muita coisa pra te contar… ♡ e muita esperança para dividir!

TIME DOS SONHOS:

Fotografia: Hevérson Henrique; Local para ensaio da prévia: Mansão dos Arcos; Plaquinhas no ensaio urbano: Nós Por Dois; Cabelo e Make: Tabita Meirelles

Camila

Tags: , , , ,

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

2 Comentários

  • Emanuel
    Abril 12, 2020

    Uau! Que história! Replanejamento muito bem feito e tudo providenciado divinamente (🙏) e belamente pelo que foi dito! Achei muito interessante o equilíbrio emocional e a assertividade pras decisões! 👏👏👏

    • Elisa
      Elisa
      Junho 17, 2020

      É verdade Emanuel, em mudanças de planos nem sempre é fácil esse equilíbrio de emoções, mas com ele com certeza as expectativas geradas e o resultado tendem a ter mais sucesso! Obrigada por vir sempre aqui 😉